sexta-feira, dezembro 29, 2006

Um pouco de ciência "made in europa"!

Primeiro satélite europeu de localização lançado no espaço

Na passada quarta-feira foi lançado o primeiro satélite europeu de localização. O Giove-A vai ficar em órbita a mais de 23 mil quilómetros da Terra.

"O Giove-A, lançado no Cazaquistão, foi transportado pelo foguetão russo Soyuz e destina-se a testar em condições reais as tecnologias que serão postas em prática no futuro sistema europeu de localização - Galileu. O lançamento decorreu sem incidentes, por volta das 05:19 (hora de Lisboa). O quarto andar do foguetão, único que se mantém na Giove-A, deverá conduzir o satélite para uma órbita definitiva, a cerca de 23 mil quilómetros da Terra.
Este satélite, que é composto por um cubo de 602 quilogramas, foi fabricado na Grã-Bretanha e vai servir para validar no espaço várias tecnologias, entre as quais o relógio atómico - considerado até agora o de maior exactidão, lançado no espaço.
Este é o primeiro satélite enviado pela ESA, Agência Espacial Europeia, para uma órbita média. Com este projecto, a UE espera tornar-se independente no que toca ao posicionamento de satélites, algo cada vez mais usado para gerir o tráfego aéreo, marítimo e automóvel.
Actualmente, existe o sistema de navegação por satélite norte-americano - GPS - e o russo Glonass. Se o projecto Galileu avançar tornar-se-à o primeiro sistema de navegação por satélite sob gestão civil.
O projecto está ainda numa fase inicial de testes, após a qual se seguirá a colocação em órbita de uma mini-constelação operacional de quatro satélites.
O lançamento comercial terá lugar em 2010, altura em que o Galileu será composto por 30 satélites (27 operacionais e três de reserva). A próxima fase desta missão será o lançamento do Giove-B, que tem data marcada para a próxima Primavera.
Este projecto engloba países da União Europeia e não só, como é o caso da Ucrânia, Israel e China. No total, serão criados 140 mil postos de trabalho à custa do Galileu, que será um sistema de navegação compatível com o actual e mundialmente usado GPS"
http://ciberia.aeiou.pt/?st=4010

Isabel
www.ingeniu.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola!
Li a seguinte frase e gostei, também espero que gostem:
"A pintura é uma poesia muda e a poesia é uma pintura cega".
Leonardo da Vinci