quarta-feira, dezembro 13, 2006

Abolição da escravatura


Ás vezes vejo a novela "sinhá moça" da SIC e ontem estavam a festejar a abolição da escravatura no Brasil. Foi a 13 de Maio de 1888, declarada através da chamada Lei Áurea ("a palavra Áurea que vem do latim, aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa "feito de ouro", "resplandecente", "iluminada"") assinada pela filha de Dom Pedro II, princesa Isabel
A princesa escolheu o dia 13 de maio, por ser uma das principais datas que acompanham a história brasileira, refere-se ao aniversário de seu falecido bisavô, Dom João VI e o nome atribuído - Lei Áurea, também resulta deste facto.

"Dizia a lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888 - que Declara extinta a escravidão no Brasil:

A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1°: É declarada extincta desde a data desta lei a escravidão no Brazil.

Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.

Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém. O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas e interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.

Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º da Independência e do Império. Princesa Imperial Regente. Rodrigo Augusto da Silva

Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral, que houve por bem sanccionar, declarando extincta a escravidão no Brazil, como nella se declara. Para Vossa Alteza Imperial ver. Chancellaria-mór do Império.- Antonio Ferreira Vianna. Transitou em 13 de Maio de 1888.- José Júlio de Albuquerque"

As partes entre aspas foram transcridas da página:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea

Isabel
www.ingeniu.com

5 comentários:

Anónimo disse...

Um momento de cultura histórica neste flog...! Ah pois! Isto, para quem não vê novelas, como eu, é uma boa maneira de aprender mais um bocadinho sobre o antigamente.

Mas, apesar de a escravatura ja ter sido abolida, os escravos ainda nao desapareceram... Tem piada.... É que na realidade todos somos obrigados a fazer coisas de que nao gostamos... Desde o engomar a roupa até ao transito diário, passando pela akela tia afastada k nos adoraaaaaamos e temos k gramar nas suas festas-maravilha... entre outros...

Fixe fixe era a malta fazer o k ker... mas isso é impossivel... senao era o caos! lol

Beijinhux

Anónimo disse...

Felizmente q a escravidao foi abolida, é pena q infelizmente demorou imenso tempo a ser abolida tanto no brazil como nos outros paises.os radicalistas ,o s,os q lutam contra as injustiças deveriam ter-se unido mais cedo contra as leis ditadoras q existiam.É claro q ainda hoje existe ditadura pelo mundo fora , desejo q as pessoas nao adormeçam e continuem a lutar pela nossa "liberdade", q se unem, q se esforcem p eliminar esses "baroes" no mundo.
"liberdade" é como um sorriso numa criança a brincar - infelizmente nem todas tem liberdade p brincar, como podem elas sorrir?
bjs
rosa

mocinha disse...

oh la la, como diriam os meus compatriotas

ele é ditadura, 2ªs feiras e ainda abolição da escravatura

a julgar pelos assuntos e respectivos comentários, meninas vocês precisam de ajuda...........

a vida é muito curta, para se prenderem com essas coisas, existem tantas outras coisas boas

pensem no natal, (no meu aniversario), na passagem de ano

viva 2007

bjs

Anónimo disse...

dona mocinha, o que tu passas para dizer q vais fazer anos, ehhehehe.
queres uma prenda é? queres? o que?
se tivesse ganho os milhoes dava-te uma passagem a Nova york, acho q tu ias gostar, era só lazer.....
beijinhos
rosita

High Power Rocketry disse...

: )